quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AULA DEBATE - MÍDIA, POLÍTICA E PODER

.
Este espaço foi dedicado a você para que tenha uma verdadeira, real e ampla explicação sobre como funciona a mídia. E por mídia entenda-se emissoras de televisões, os chamados grandes jornais ou "jornalões", como virou moda se dizer; revistas, emissoras de rádio e a internet.

Por FC Leite Filho, jornalista



O DOCUMENTO R, de Irwing Wallace
Aqui se tem uma visão bastante realista e ampla de como a mídia trabalha para fazer a cabeça dos telespectadores, leitores, ouvintes e internautas. Quem pretender ter uma visão da agudeza, barbarie e crueldade de como funciona um grande veículo de comunicação e o que é capaz de fazer e praticar para chegar ao topo, segundo o Ibope (no Brasil) e assim, garantir mais faturamento, mais manipulação e, por fim, mais alienação, fica a sugestão para que leiam "Documento R", do escritor Irwing Wallace. Para uma rápida idéia, aqui vai um resumo:




"O notável escritor americano Irving Wallace, autor de obras inesquecíveis, brinda agora os seus leitores com este "O Documento R", um romance concebido dentro de uma trama de mistério, aventura e constante emoção, em que avultam o imprevisto das situações e o caráter bem marcado dos personagens.






Toda a ação se desenrola em torno do DOCUMENTO R, no qual se julga estar contido um sinistro plano sobre um golpe de estado de direita, urdido dentro da Casa Branca, abala os EUA . O objetivo seria instalar um governo totalitário e policial nos EUA , como teria sido se o nazismo tivesse vencido a guerra".

Como políticos influentes demitem jornalistas

Pressão de José Serra acabou com demissão do jornalista Heródoto Barbeiro

A demissão da jornalista e apresentadora Salete Lemos da TV Cultura

A jornalista Salete Lemos foi demitida em julho passado pela TV Cultura, onde era âncora do Jornal da Cultura. Após um comentário sobre o Plano Bresser, em que ela acusa os bancos de enriquecimento ilícito e sonegação de extratos, Salete saiu de férias e foi demitida. 

Impressionante! Isto só demonstra, mais uma vez, que a verdade não deve aparecer e nem pode ser comentada neste País. Como se percebe, a VERDADE É DURA, os BANCOS enganaram todo mundo, conforme vídeo (19/9/2007 10:44:00), anexo para AMPLA DIVULGAÇÃO!
Salete Lemos denuncia a TV Cultura por ter sido demitida, por pressão da FEBRABAN pelo fato dela ter criticado os bancos e o Brasdesco, este patrocinador na época do Jornal da Cultura, e citado na sua crítica. O Bradesco, via FEBRABAN, pediu que ela se retratasse e ela não concordou, e foi dispensada por Paulo Markun. 
Jornalista alega censura e pede demissão ao vivo da TV Brasil Central e expõe a fragilidade da TV Pública.

Alegando estar sob censura, o jornalista e apresentador de TV, Paulo Beringhs, interrompeu uma entrevista que fazia ao vivo, ontem à noite pela TV Brasil Central, e pediu demissão no ar. Segundo ele, a decisão foi tomada por causa de pressão política nos bastidores. A estação de TV pertence ao governo de Goiás, comandado por Alcides Rodrigues (PP) e coligado na disputa sucessória com o PMDB e o PT.

Nos bastidores, afirmou o jornalista, havia uma ordem para não entrevistar o candidato tucano Marconi Perillo. Ele discordou e denunciou ao vivo a determinação. "Nós estamos sob intervenção, o nosso jornalismo passa a não ter liberdade como a gente teve até agora, o que é uma coisa que eu lamento muito", disse Beringhs, com 46 anos de profissão.
O entrevistado da noite era o senador Demóstenes Torres (DEM), que disse ter ficado perplexo não com o pedido de demissão, mas com o que considerou "uma mordaça". O anúncio de Paulo Beringhs está no site YouTube e na rede de microblogs Twitter. "Eu lamento demais esta postura do senhor Jorcelino Braga (ex-secretário da Fazenda) e do grupo de Iris Rezende, que tem tradição em censurar a imprensa", disse no vídeo.
* Fontes: Internet.

Nenhum comentário: