sábado, 24 de março de 2007

Brasileiro, Profissão Marginal

Acabara de assistir um programa na TVE-RS, sobre o trabalho infantil. Crianças nas esquinas vendendo balas e flores, outras catando lixo prá saciar a fome, trabalho infantil escravo em grandes lavouras de latifundiários, sem direito de irem à escola. Tudo pela sobrevivência. E as (ditas) autoridades lhufas prá elas. Desliguei a TV emocionado, sensibilizado e me sentindo um cidadão triste e envergonhado por morar num país como o Brasil.

Vou prá sala e acesso a Internet. Levei o maior choque. Apesar de que não fora tanta surpresa, como poderá parecer. Mas o tênue fio de esperança que ainda alimentava se rompeu por definitivo. No blog do Josias de Souza, da Folha Online, a manchete: Câmara vai votar lei que estimula a impunidade. (anúncio de uma prévia auto-defesa). Não acreditando me puz a ler. Conclusão, meu ânimo, minha réstea de expectativa e otimismo em ver um Brasil melhor, mais decente, mais socialista e mais humano caíram para todo o sempre por terra. Tinha já uma consciente tendência ao ceticismo, mas agora me tornei, por motivos incontestáveis, um cético crônico e incurável.

Mino Carta diria, olhei para os meus botões estavam de olhos esbugalhados. Pois, fiz o mesmo, só que para os botões da cueca samba-canção, no melhor estilo anos 40 e 50, quando o pinto ficava tri-solto. Os da calça há muito que caíram por outras como essa. Pois, eles sequer levantaram a cabeça, estavam literalmente cegos, mudos e atônitos, pude comprovar, posto que sabiam da nova desfaçatez dos deputados federais. Só eu fui surpreendido, acredito.

Aí pensei, ainda cá com os botões da minha dourada ceroula, Se gritar pega ladrão, ... será que sobra um. E a profissão dos brasileiros, também vai mudar. De Brasileiro, Profissão Esperança para Brasileiro, Profissão Marginal. Ou isso ou não haverá como sobreviver. A não ser que se tornem todos políticos larápios, corruptos e "caps" de alguma organização de princípios ignóbeis. Ou se doente, poderá pensar e levar a vida como Pangloss, a eterna otimista personagem de Voltaire.

E o mais grave é que os cretinos cometem tais ignobilidades porque sabem que o povo brasileiro é banana, songamonga, e será ainda mais alienado pela mídia cúmplice, não do sistema, como se costuma dizer, mas de um cartel de crápulas formado por governantes, políticos e elite dominante.

E o governo gasta (não confundir com investimento) milhões ou bilhões de reais prá fazer de conta que está combatendo a violência, a criminalidade e as organizações criminosas. Gastaria (aí seria investimento) bem menos se começasse a caçar os larápios, os corruptos e etc, a partir do Congresso. Ou melhor, seria mais rápido e mais barato: mandar gradear o Congresso enquanto os lídimos representes do povo estivessem reunidos, votando auto-aumentos e leis casuísticas e hipócritas (como essa). É só para essas coisas que eles se reúnem. Aí dá quorum, casa cheia para não ter dúvidas.

Me ajuda aí, ô! Cadê a OAB, a FIESP, a FIERGS, o Ministério Público, os Sindicatos e as Federações dos Trabalhadores, como CUT, CGT, etc.

SOS! Cadê a imprensa livre, independente e imparcial, que nesse caso apenas noticiou "en passant", porém não fez o mesmo e demagógico sensacionalismo que fizeram com o caso da morte do João Hélio e da menina Priscila, etc.

SOCORRO! Cadê o Lula, presidente eleitos por 61% do povo brasileiro. Ah! O Lula-lá com seus amigos do peito neoliberais e mais os 513 larápíos aconchavados, tomando aulas sobre neoliberalismo.

Desculpe, Lula, desculpe! Não queria importuná-lo com coisa tão boba, tão merreca, tão insignificante. “Hoje deve ser festa lá no teu apê”, e eu aqui enchendo o teu saco com baboseiras, né?

Et vive le Brazil et la liberté!