domingo, 5 de outubro de 2008

Pelé tinha razão: "O povo não sabe votar".

Depois de conferir o resultado das eleições municipais, de modo particular em Canoas, constato mais uma vez que o "rei" Pelé tinha a mais absoluta razão quando disse, há mais de 20 anos, que "o povo não sabe votar". E não sabe votar porque, civicamente, é massificadamente alienado, é desinteressado, desligado do que, na realidade, muito representa para uma possível melhora à uma vida mais digna e uma administração mais séria, mais transparente e mais voltada à comunidade, como dizem: "Democracia é governo do povo e para o povo ". Mas o povo, no caso os eleitores, não estão nem aí.

Tal constato quando verifiquei que dos 15 vereadores de Canoas, 14 concorreram à reeleição e nove conseguiram se reeleger com as mais expressivas votações. Numa rápida olhada e análise chega-se a conclusão que nada ou pouco mais do que nada irá mudar durante os próximos quatro anos, pois quem decide com a aprovação dos projetos enviados pelo Executivo (leia-se prefeito) são os vereadores que, além disso, devem fiscalizar os atos do prefeito e seus secretários e diretores.

O eleitor de modo geral não acompanha os candidatos, não conhece os candidatos, nem mesmo se preocupa em obter alguma informação a respeito. Boa parte decide em quem votar quando está diante da urna. Assim, por razões diversas, de um total de 238.222 eleitores, apenas 181.169 tiveram seus votos validados. Enquanto que 32.042 se abstiveram de votar, outros 13.249 votaram em branco e 11.762 foram anulados. Assim não há como reclamar dos políticos que não fazem a sua parte, se o eleitor não faz a sua.

É o povo vai ficar "pulando" ou "girando em torno" durante mais 1.460 dias.
Isso me leva à lembrança de uma pretinha, gari de Porto Alegre, que determinada e comovida com a situação de milhares de crianças, se determinou a organizar uma associação, hoje a ONG "Centro Infantil Renascer da Esperança", que atende mais de 300 crianças.

E como disse, sabiamente e sem a tradicional demagogia, que só serve para algumas pessoas fazem um mis-en-scène como média:

"NÃO EXISTE CRIANÇA DE RUA. EXISTEM CRIANÇAS NAS RUAS".

É assim que os chamados homens públicos (?) deveriam agir, deveriam cobrar de qualquer administração pública, mas, pelo contrário, ascendem o poder à locupletação. E o povo, ó ... que se dane!

A quem interessar, passamos o site da ONG RENASCER DA ESPERANÇA: www.renascerdaesperanca.org.br e, para quem interessar ajudar, colaborar, o e-mail: ongrenascer@terra.com.br

*** Em todas as matérias desse blog, para ampliar as fotos basta clicar sobre elas.