segunda-feira, 7 de abril de 2014

O ENGODO DOS RENDIMENTOS DA POUPANÇA

Hoje a POUPANÇA é apenas corrigida pelo índice da inflação oficial - e não a inflação real. Portanto, não é RENDIMENTO, pois o governo tirou os juros de 0,5% ao mês, esses sim o real RENDIMENTO.
A Mídia, desde a televisiva, passando pelos jornalões e sites da internet, em nome do governo e do Banco Central, tem iludido os cidadãos quanto aos rendimentos da poupança. Anos atrás o governo pagava o índice da inflação mais 0,5% a título de juros. Esses 0,50% era de fato o rendimento da Poupança, enquanto que o índice da inflação apenas repunha as perdas com a desvalorização do dinheiro aplicado.

Passado alguns anos, ou seja, desde o governo do sociólogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e confirmado pelos governos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT), houve uma manobra no tal RENDIMENTO DA POUPANÇA. Ou seja, retiraram o real rendimento da poupança que eram os 0,50%, além da correção do que a inflação comia.

Mas a Mídia continua falando - um grande e irresponsável engodo, crime de informação - que a POUPANÇA rendeu X, quando na realidade o governo está tão somente aplicando o índice da inflação - IRREAL comparado com a prática - como sendo um RENDIMENTO, que nada mais é do que a correção do que a inflação corroe a cada mês.

O real RENDIMENTO da poupança, que eram os 0,50%, além do índice da inflação, esse foi extirpado. Se observarmos os depósitos feitos ao longos de alguns meses vamos comprovar que o que o que se comprava hoje, por exemplo, com R$ 1.000,00 daqui a seis meses não se comprará mais, porque o índice da inflação é manipulado e isso representa PERDA em relação ao dinheiro aplicado na poupança.

Vale apenas depositar o que sobre do salário na poupança, pois você consegue pelo menos a correção que a inflação corroe todos os meses, mesmo que o índice da inflação OFICIAL anunciada pelo governo não representa a real inflação prática. Mas RENDIMENTO você, poupador, não terá, pois que extinguiram os 0,5% que de fato era o RENDIMENTO.

Mas fique consciente que tanto o governo como a mídia estão praticando um ENGODO quando falam, hoje, em RENDIMENTOS da poupança usando apenas o ÍNDICE de correção do que a inflação corroe do seu salário mensal. Prá ter RENDIMENTO na poupança haveria que voltar o sistema anterior: INFLAÇÃO + 0,5%. Fora disso é puro ENGODO. Ou seja, propaganda enganosa.

* Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br