segunda-feira, 26 de março de 2012

PONTE DO GUAÍBA: AFINAL É SÓ UMA PONTE ...

Aqui se tem os dados e a astronômica diferença de custos entre duas pontes: A chinesa com 42 quilômetros de extensão e a do Guaíba com 2,9 quilômetro de extensão. 


Há uma semana o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 Km de extensão e custou o equivalente a R$ 2,4 bilhões.


Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiaodhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões de reais. Como o Ministério dos Transportes está arrendado para o PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o "País do Carnaval e do Futebol" abrigaria o partido mais rio do mundo.


Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a IMPUNIDADE. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse a demissão.


Dia 19/07/2011, o Tribunal chinês sentenciou à execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvios de verbas públicas. Adotada essa prática no Brasil teríamos que eleger um Congresso por ano.


Há uma semana o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro (4) anos, o colosso sobre o mar tem 42 Km de extensão e custou o equivalente a R$ 2,4 bilhões.


Há pouco tempo o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, uma das mais vistosas promessas da presidenta Dilma Roussef. Confiado ao Ministério dos Transportes o colosso sobre o Rio Guaíba deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 Km de extensão, vai custar aos cofres públicos R$ 1,16 bilhões.


Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flack resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Numa edição recente o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro aqui exposto, juntamente com a Ponte chinesa.


É importante observar que trata-se apenas de uma ponte brasileira com 2,9 Km de extensão e outra, chinesa, com 42 Km de extensão: a primeira custando R$ 1,16 bilhões, enquanto que a chinesa custou R$ 2,4 bilhões. A pergunta que não quer calar está na dificuldade de entender porque tamanha diferença de custos e de prazos para a conclusão.
.