sexta-feira, 21 de março de 2008

Jornalista Paulo Henrique Amorim "foi expulso do portal do IG"



Censura na Internet





A blogosfera brasileira ficou estarrecida hoje com a notícia de que o blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, foi expulso do portal IG. Não concordo com tudo o que Paulo Henrique escreve, mas nós do Acerto de Contas sabemos muito bem o que é ser expulso de um grande portal pelo simples fato de escrever com liberdade.

O problema é que os donos da mídia ainda não descobriram que é inútil brigar contra a blogosfera. Viemos para ficar. Criando uma rede de informação democrática em que todos podem ser emissores, acrescentando conteúdo, contestando, interferindo. E não apenas passivos receptores, como a grande mídia tanto está acostumada.

Liga não, Paulo Henrique. Sabe o que aconteceu com o Acerto de Contas? Só fizemos crescer desde que nos tornamos independentes. Nossa audiência ficou mais qualificada. Enfim, nos tornamos melhores.

Eis abaixo a explicação do jornalista sobre o ocorrido. O IG ainda não se pronunciou.

ESCLARECIMENTO

O Conversa Afiada ficou fora do ar por 08 horas e 58 minutos.

Breve, escreverei um Máximas e Mínimas para tentar explicar o que aconteceu.

O iG se limitou a enviar uma notificação assinada por Caio Túlio Costa, para avisar que o contrato se rescindia de acordo com clausula que previa um aviso prévio.

Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística.
Só o Daniel Dantas me “tirou do ar” duas vezes: na TV Cultura e no Uol.
E ele sabe que não vai me tirar, nunca …

Com isso, se encerrou a vida deste blog num portal da internet.
Nenhum blog de relevância política nos Estados Unidos, por exemplo, está pendurado num portal.

Clique aqui para ver: http://www.huffingtonpost.com/ ou http://www.talkingpointsmemo.com/, para ficar em dois dos melhores exemplos.

Essa é a virtude a internet: último reduto do jornalismo independente.

Assim, se você acha que o Farol de Alexandria e o presidente eleito são dois impostores; se você gosta do Festival do Tartufo Nativo; se acha que o PIG, além de ilegível, não tem salvação; que os portais da internet brasileira são uma versão - para pior - do PIG; que a Veja é a última flor do Fascio; que o Ministro (?) Marco Aurélio de Mello deveria ser impeached; que Daniel Dantas deveria estar na cadeia;que Carlos Jereissati e Sergio Andrade vão ficar com a “BrOi” sem botar um tusta; que a “BrOi” significa que o Governo Lula vai tirar Dantas da cadeia; que chega de São Paulo, porque está na hora de um presidente não-paulista etc etc etc … se você acha tudo isso, continue a visitar o Conversa Afiada neste novo e renovado espaço.

Em tempo: o Conversa Afiada anuncia publicamente que não é candidato a nada no iBest. Nunca levou isso a sério. Não vai ser agora que vai levar.

Muitas novas atrações virão.

Até já !

Paulo Henrique Amorim

************************************************************

(Extraído "ipsis letteris" do Blog Acerto de Contas

*******************************************

Em Editorial o IG dá a sua versão à saída (?) do jornalista Paulo Henrique Amorim do portal IG, onde assinava o Blog "Conversa Afiada", sob o título "Sobre a saída de Paulo Henrique Amorim do IG".

Depois de um lero-lero tradicional, bem ao estilo dos corruptos quando entrevistados ou ouvidos em audiências, o Editorial, assinado por Caio Túlio Costa, diretor presidente do IG, deixa bastante claro os motivos que levaram a direção do IG a demitir, ou "expulsar", como citou o Blog Acertos de Contas, o jornalista PHA, quando diz: "O IG segue firme na determinação de ser um portal que aposta na pluraridade de opiniões, no respeito à liberdade de expressão e no protagopnismo dos internautas".

Ora, para quem acompanhava com certa assiduidade o Blog "Conversa Afiada", do jornalista Paulo Henrique Amorim, sabe e inteligentemente conclui que, no mínimo, houve pressões dos pontos onde mais Amorim batia: Rede Globo, revistas Épocas e Veja, Folha, além dos intocáveis FHC - Fernando Henrique Cardoso, José Serra, o "orelhudo" Dantas e, por fim, depois do sucesso que começou a ter o concurso "Tartufo Nativo", onde essas empresas e figuras despontavam disparados na indicação dos internautas protagonistas.

O IG, no seu Editorial, fala em "liberdade de expressão". Pois bem, onde está a coerência dessa afirmação se "expulsaram" um jornalista de reconhecida capacidade profissional e opinativa? O IG, e nem precisa de uma análise mais aprofundada, deveria, a partir de agora, pontuar o concurso "Tartufo Nativo", sem dúvida.

PHA cesurado??? E a propalada Liberdade de Imprensa ???


Pois, surpreendentemente tomo conhecimento que o jornalista Paulo Henrique Amorim, que assinava o blog "Conversa Afiada", veiculado pelo IG, de repente teve seu blog "cassado" com sua repentina demissão. Conforme o Blog "Acerto de Contas", Amorim "foi expulso do portal IG".

Pelo que deixa a entender Mino Carta, Paulo Henrique Amorim teria sido demetido (ou seria "censurado? Se isso, onde a liberdade de imprensa tão propalada e defendida?), porque era assíduo contestador de uma mídia, que formava o que ambos - Carta e Amorim - passaram a chamar de PIG - Partido da Imprensa Golpista, comprometida com a manipulação, tendo como alvos, primeiramente, a alienação dos leitores e internautas; segundo comprometida com o que passou-se a chamar de "elite branca". Essa, não há como não concluir, é a tão propalada e defendida LIBERDADE DE IMPRESA (?) pretendida pela mídia que se enquadra no PIG.

O jornalista Mino Carta, que assinava o Blog do Mino, deixou o portal IG em solidariedade a Paulo Henrique Amorim, conforme declara em seu último post, abaixo:


"O último post - Meu blog no iG acaba com este post. Solidarizo-me com Paulo Henrique Amorim por razões que transcendem a nossa amizade de 41 anos. O abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos. Não me permitirei conjecturas em relação ao poder mais alto que se alevanta e exige o afastamento. O leque das possibilidades não é, porém, muito amplo. Basta averiguar quais foram os alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de Conversa Afiada.
enviada por mino
(
comentar 764 comentários) (envie esta mensagem) (link do post)"

Eis aí, portanto, ipsis letteris, a última postagem do Blog do Mino, publicada no dia 19/03/2008.

Limpeza Pública: A Prefeitura cobra bem e não presta o serviço


Enquanto a Prefeitura Municipal de Canoas, onde não se tem constatado qualquer caso ou suspeita de dengue, através da SEMPA, tem promovido a visita de orientadores e asssistentes da saúde para conscientizar os moradores quanto os cuidados e os riscos que o "mosquito da dengue" pode provocar, quando os moradores não procedem a limpeza de garrafas, vasilhames e outros locais de acúmulo de água.
Por sua vez a Prefeitura Muinicipal de Canoas, que arrecada aproximadamente R$ 12 milhões com a "Taxa de Limpeza Pública", não tem feito a sua parte como contrapartida ao que é - e bem - cobrado dos contribuintes.
Nesta edição a Gazeta de La Stampa denuncia e mostra, com fotos de diferentes ruas e logradouros públicos, o abandono, o mau cheiro, os prejuízos à saúde e a formação de locais propícios ao desenvolvimento do "mosquito da dengue". Tudo isso, apesar da SEMPA gastar bom dinheiro em pseudas campanhas de orientação à população sobre os riscos da dengue. ´E como ensina o ditado popular: "Faça o que eu digo, não o que eu faço". Ou seja, a Prefeitura cobra muito bem - e pior, em carnet anexo ao IPTU e outras taxas, o que impede qualquer possibilidade do contribuinte questionar o valor da Taxa de Limpeza Pública ou até mesmo do IPTU, sem que, em não paganado para reclamar, atrase os demais tributos.
E mais, a Prefeitura Municipal de Canoas usa critérios para definir os valores, tanto do IPTU, quanto da Taxa de Limpeza Pública, que não há como entender a forma ou princípios pré-estabelecidos, posto que num mesmo bairro os valores oscilam (se diferenciam) significativamente, sem que se encontre uma razão ao entendimento de tais diferenças.
Na edição da Gazeta de La Stampa há muito mais em termos de informação, como uma matéria sobre "Os Direitos Humanos", a condenação do vereador Adão Santos a 4 anos, 10 meses e 15 dias de cadeia, porém ele continua exercendo sua atividade como vereador. Possivelmente, como distingue em amplos e infinitos privilégios as leis tupiniquins, o edil deve ter recorrido mais uma vez. E são exatamente esses "elásticos privilégios feitos legais", que implantaram a impunidade em nosso tão espoliado "patropi".
É importante, para quem aprecia a subliminaridade, não deixar de ler a coluna Piriris & Pororós, além da "Memória Fotográfica", essa um rebuscado de sentido histórico social.