segunda-feira, 28 de julho de 2008

Dercy Gonçalves: O Humor Perde a Graça









A edição de julho da Gazeta de La Stampa, sob o título O Humor Perde a Graça e uma coletânea de fotos desde o início da sua carreira até a comemoração do seu centenário em 23/07/2007, traz como assunto principal uma homenagem à atriz e comediante Dolores Gonçalves Costa, ou melhor Dercy Gonçalves, falecida no dia 19 de julho de 2008, com 101 anos e 26 dias. Era tida como a Rainha da Comédia, irreverente e audaciosa, cativava o público, inclusive durante as entrevistas, com o uso desbragado de palavrões, uma de suas marcas Participou de mais de 30 filmes e seis novelas, entre as quais Que Rei Sou Eu (1989) e Deus Nos Acuda (1993). Também nos anos 90, na Globo, Dercy Gonlçalves apresentou o programa Consultório Sentimental, uma espécie de talk-show primitivo em que ela esculhambava com seus entrevistados. Seu último programa foi no SBT¨, onde recebia um salário vitalício, comm o programa Fala Dercy, onde tinha a liberdade para falar seus famosos palavrões e improvisar textos.
Além disso, a edição da Gazeta de La Stampa, no espaço Stilo LS, traz uma reportagem sobre os 20 anos da morte (assassinato) do jornalista, radialista e deputado José Antônio Daudt, ocorrido no dia 4 de junho de 1988, sob o título: José Antônio Daudt: O Enigma de Uma Tragédia, ilustrada com fotos de suas participações em eventos realizados em Canoas.

Outra matéria, que por certo irá alimentar polêmica, registra, historicamente, 10/08: Imprensa Canoense Comemora seus 99 Anos, fato documentado com o depoimento de Osvaldo Kessler Ludwig, que revelou o lançamento, em 1909, do jornal manuscrito e mimiografado, O Canoeiro, lançado pelo seu pai Frederico Guilherme Ludwig, e mais uma matéria sobre a preservação do patrimônio histórico Villa Mimosa será sede do Museu de Canoas.

Por fim, a coluna Piriris & Pororós, que está fazendo grande sucesso junto aos leitores da Gazeta de La Stampa, com personagens fictícios abordando temas da atualidade com estilo pontiagudo, onde se destacam a ironia e a mordacidade, e o Álbum de Memórias que faz um rebu (de rebuscado) histórico através de fotografias dos anos 60, 70 e 80.