sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PASSIONE: A palhaçada ofensiva e repulsiva das novelas da Globo

.


Poderia ser inacreditável se apenas disséssemos ou comentássemos sobre a palhaçada ofensiva, manipulante e alienante que tem se transformado as novelas globais. Ofensiva, no caso específico de "Passione", porque coloca toda uma colônia que prestou os mais relevantes serviços ao Brasil, como progresso, prosperidade e a criação de colônias, com toda a gama de produtos à alimentação sadia e saudável, assim como os próprios italianos que vivem na Península, como se um povo e uma gente sem escrúpulos, sem moral, sem ética e sem princípios trazidos da Itália nas múltiplas viagens nos míseros "bastimentos", e legados aos seus descendentes aqui no Brasil, de modo particular no Rio Grande do Sul e São Paulo, que é onde vivem o maior número de italianos natos e seus descendentes.

Um sotaque, um palavreado e um comportamento que agride de forma nojeta e repulsiva um país como a Itália e os filhos de imigrantes que vivem e fazem ainda o Brasil prosperar. Uma raça que alavancou o País de uma fase difícil, quando o escravagismo racial, mas não o escravagismo social que perdura até hoje e de forma mais explícita, havia recém sido abolido através de Lei pela Princesa Isabel.

Tanto os imigrantes como seus descendentes e, em especial, as entidades representativas dos imigrantes italianos deveria, no mínimo, impedir, via pressão ou justiça, a exibição da novela "Passione", que mais revela um preconceito discriminado e a falta de escrúpulos de uma emissora de televisão como a Rede Globo, do que ensina, informa, forma e orienta os telespectadores sobre um povo cujo trabalho, tradições e exemplos deveriam ser enaltecidos em lugar de vulgarizados, banalizados e jogados na vala comum dos princípios que norteiam e alimentam os "donos" da Rede Globo. Tudo, como em todas as novelas, cujos enredos é o mesmo, apenas mudando os cenários, os personagens, os atores, os hábitos, mas fincando pé na degradação da família, na axfixia do princípio basilar de uma boa sociedade: a família, com a exibição de cenas de sexo, traições entre membros da própria família como se a grande maioria dos italianos ou descendentes que vivem no Brasil vivem de suruba em família; além de mostra roubos, golpes, maus caráteres, ganâncias, fatos e atos que não espelham e nem retratam o povo italiano e menos ainda os imigrantes e sua famílias que optaram pelo Brasil e aqui se tornaram fonte de boa inspiração ao resto do Brasil e hoje, em particular, à própria Rede Globo e seus "caps" inescrupulosos que, recheados  de ganância, sovenice e consolidação do poder midiático, tratam esse mesmo povo com nenhum respeito, nada de reconhecimento e a desomenagem a quem tanto ajudou na construção do Brasil com  seu trabalho incansável e modelar.

Eu, como filho de imigrante italiano, que juntamente com seus pais e mais seis irmãos, tiveram que enfrentar a humilhação da viagem, um tratamento discriminatório e escravagista pelos donos de cafezais até conseguirem ser reconhecidos como seres humanos e cidadãos e terem direito, portanto, ao seu pedaço de terra, me sinto plena e revoltadamente ofendido com essa palhaçada que a criatividade idiota, cretina e tartufa globalizada passou a veicular como se uma novela que homenageia os imigrantes italianos e seus descendentes. Muito pelo contrário: os donos da Rede Globo, assim como o autor Sílvio de Abreu e todos diretores dos mais diferentes núcleos prestariam, sim, uma homenagem aos imigrantes italianos e as colônias de descendentes que formam alguns milhões no Brasil, produzindo uma novela que mostrasse, não o baixo caráter que permeiam os atos dos "caps" da Globo, mas a verdadeira luta, o esforço, as dificuldades, o desbravamento e o progresso que os "gringos italianos" promoveram e ainda promovem para o bem do Brasil e, complementando, mostrar os resultados que hoje se refletem em modelares referências na iniciativa privada e também na colônia.

A Rede Globo é justificada, em um site que usa o hipócrito texto para referências à novela "Passione" como segue: "A próxima novela das oito da Globo, "Passione", terá bastante interatividade com seus telespectadores. Segundo a coluna Zapping, a emissora carioca irá comercialiar artigos utilizados na novela, como roupas e objetos de cenas, em seu site. Dessa forma, a Globo irá aproveitar da repercussão que os produtos usdos nas tramas fazem para criar um novo nicho de faturamento". A novela "Passione", que estreou no dia 17 de maio último, tem sim, muito mais de degradação da vida de um povo e seus descendentes, camuflando um interesse comercial e uma manipulção com objetivos de alienação e ampliação de poder sob escusos pretextos e propósitos. Nesse texto está mais do que claro e explícito os objetivos da Rede Globo e seus "caps": dinheiro e poder.

Outro ponto a ser destacado, e que é grave, é que milhões de ignaros analfabetos, semianalfabetos, cultos e intelectuais assistem e até elogiam essa bestialidade que intitulam de novela de homenagem ao povo italiano. Cretinice das mais deslavada. Constato que o mal causado pela novelização virou um câncro cada dia mais incurável e gerou o vírus que causa a SIAA da comunicação e elimina o senso de opinião própria, ou seja: a Síndrome da Imunoalienação Adquirida, atingindo a quase totalidade dos brasileiros. E não pensem que é só o povão analfabeto e semi-alfabetizado, não. Há muita gente culta, estudada, intelectuais e intelectualóides que aplaudem e elogias esse tipo de imbecilidade televisiva que ofende e agride uma raça.

Fica aqui, portanto, o meu protesto e a minha indignação com a Rede Globo, que se especializou, não apenas em mentir e manaipular nos seus noticiosos, usando seus "profissionais da comunicação" como fileira de frente, como bem e inteligentemente classificou o jornalista Mino Carta, mas se utilizando das mais diferentes formas para, com temas polêmicos ou desagregadores, até depreciar e ofender quem quer que seja: no caso os italianos da Itália e os imigrantes que começaram a desembarcar no Brasil a partir de 1875 e todos os seus descendentes, exibindo essa vergonha de "Passione", que chamam de novela.
.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AULA DEBATE - MÍDIA, POLÍTICA E PODER

.
Este espaço foi dedicado a você para que tenha uma verdadeira, real e ampla explicação sobre como funciona a mídia. E por mídia entenda-se emissoras de televisões, os chamados grandes jornais ou "jornalões", como virou moda se dizer; revistas, emissoras de rádio e a internet.

Por FC Leite Filho, jornalista



O DOCUMENTO R, de Irwing Wallace
Aqui se tem uma visão bastante realista e ampla de como a mídia trabalha para fazer a cabeça dos telespectadores, leitores, ouvintes e internautas. Quem pretender ter uma visão da agudeza, barbarie e crueldade de como funciona um grande veículo de comunicação e o que é capaz de fazer e praticar para chegar ao topo, segundo o Ibope (no Brasil) e assim, garantir mais faturamento, mais manipulação e, por fim, mais alienação, fica a sugestão para que leiam "Documento R", do escritor Irwing Wallace. Para uma rápida idéia, aqui vai um resumo:




"O notável escritor americano Irving Wallace, autor de obras inesquecíveis, brinda agora os seus leitores com este "O Documento R", um romance concebido dentro de uma trama de mistério, aventura e constante emoção, em que avultam o imprevisto das situações e o caráter bem marcado dos personagens.






Toda a ação se desenrola em torno do DOCUMENTO R, no qual se julga estar contido um sinistro plano sobre um golpe de estado de direita, urdido dentro da Casa Branca, abala os EUA . O objetivo seria instalar um governo totalitário e policial nos EUA , como teria sido se o nazismo tivesse vencido a guerra".

Como políticos influentes demitem jornalistas

Pressão de José Serra acabou com demissão do jornalista Heródoto Barbeiro

A demissão da jornalista e apresentadora Salete Lemos da TV Cultura

A jornalista Salete Lemos foi demitida em julho passado pela TV Cultura, onde era âncora do Jornal da Cultura. Após um comentário sobre o Plano Bresser, em que ela acusa os bancos de enriquecimento ilícito e sonegação de extratos, Salete saiu de férias e foi demitida. 

Impressionante! Isto só demonstra, mais uma vez, que a verdade não deve aparecer e nem pode ser comentada neste País. Como se percebe, a VERDADE É DURA, os BANCOS enganaram todo mundo, conforme vídeo (19/9/2007 10:44:00), anexo para AMPLA DIVULGAÇÃO!
Salete Lemos denuncia a TV Cultura por ter sido demitida, por pressão da FEBRABAN pelo fato dela ter criticado os bancos e o Brasdesco, este patrocinador na época do Jornal da Cultura, e citado na sua crítica. O Bradesco, via FEBRABAN, pediu que ela se retratasse e ela não concordou, e foi dispensada por Paulo Markun. 
Jornalista alega censura e pede demissão ao vivo da TV Brasil Central e expõe a fragilidade da TV Pública.

Alegando estar sob censura, o jornalista e apresentador de TV, Paulo Beringhs, interrompeu uma entrevista que fazia ao vivo, ontem à noite pela TV Brasil Central, e pediu demissão no ar. Segundo ele, a decisão foi tomada por causa de pressão política nos bastidores. A estação de TV pertence ao governo de Goiás, comandado por Alcides Rodrigues (PP) e coligado na disputa sucessória com o PMDB e o PT.

Nos bastidores, afirmou o jornalista, havia uma ordem para não entrevistar o candidato tucano Marconi Perillo. Ele discordou e denunciou ao vivo a determinação. "Nós estamos sob intervenção, o nosso jornalismo passa a não ter liberdade como a gente teve até agora, o que é uma coisa que eu lamento muito", disse Beringhs, com 46 anos de profissão.
O entrevistado da noite era o senador Demóstenes Torres (DEM), que disse ter ficado perplexo não com o pedido de demissão, mas com o que considerou "uma mordaça". O anúncio de Paulo Beringhs está no site YouTube e na rede de microblogs Twitter. "Eu lamento demais esta postura do senhor Jorcelino Braga (ex-secretário da Fazenda) e do grupo de Iris Rezende, que tem tradição em censurar a imprensa", disse no vídeo.
* Fontes: Internet.