sábado, 2 de novembro de 2013

TRANSPORTES: AS MELHORES E MAIS BARATAS ALTERNATIVAS

Já tinha recebido material igual. Mas esse sistema exigirá  uma incalculável FORTUNA em termos de recursos, cujos saem sempre do suado e sacrificado trabalho da gente do povo. E, segundo a classificação internacional, o Brasil é um país de Terceiro Mundo. Aqui um parêntesis: quem saberia informar quais países fazem parte do "Segundo Mundo"? 

Material recebido via e-mail sobre o TREM SUSPENSO: "Wuppertal é uma cidade alemã situada no estado da Renânia do Norte-Westfália, com cerca de 300.00 habitantes, e famosa pelo seu peculiar meio de transporte: o trem suspenso. O extraordinário é que ele foi implantado já em 1901, no tempo do império. A cidade se desenvolveu no estreito vale do rio Wupper, daí seu nome Wuppertal tal: vale, e não havia muito espaço para as ruas. Então surgiu a idéia de um trem suspenso e grande parte do percurso é sobre o rio. A distância do trajeto é de 13 km e, como é suspenso por um só trilho, balança um pouco e os turistas menos corajosos tem certo receio em usá-lo".
Trem suspenso que existe em Wuppertal, na Alemanha, desde 1901.

Hoje houve-se muita discussão, muitas reuniões inúteis e, obviamente, uma politicagem que no fundo não pretende e nem que solucionar os graves problemas que se constata a cada dia nos grandes centros urbanos do Norte ao Sul e do Leste ao Oeste do Brasil. E, entre as discussões estão os que defendem apenas os interesses dos empresários do transporte de passageiros e do transporte de cargas, sem se preocupar com o emaranhado do transtornado trânsito urbano das grandes metrópoles e regiões, como, por exemplo, a Região Metropolitana de Porto Alegre, de São Paulo, Rio, entre outras mais, que enfrentam um verdadeiro caos à vida dos cidadãos e gastos inúteis com ações paliativas, porém jamais definitivas no sentido de buscar a solução para os transportes coletivos e os de carga.

Não é RETROAGIR, mas a solução mais barata e econômica, ao meu ver, é a volta dos BONDES para os perímetros urbanos e o TREM (Maria Fumaça) para as viagens intermunicipais. Os preços cairão pelo menos a 1/3 dos atuais cobrados. E para quem viaja para cidades do interior as paisagens cinematrográficas com seus penhascos, túneis, montanhas, planícies, campos produtivos trabalhados pelos colonos. Além de tudo isso, facilita muito mais o transporte da produção AGROPECUÁRIA produzida pelos colonos, que também terá um custo de transporte bem menor e, consequentemente, chegará ao consumidor com PREÇOS MAIS CONDIZENTES COM AS CONDIÇÕES DOS TRABALHADORES/CONSUMIDORES que estão ganhando cada vez menos. Diminuiria, inclusive, o valor do IMPOSTO cobrado, hoje, pelo Transporte Rodoviário que chega a um abusivo absurdo, além de NÃO ter que pagar PEDÁGIOS exorbitantes.

Não é só saudosismo, mas ECONOMIA, PRATICIDADE, CUSTO MENOR, além de ALIVIAR o emaranhado do trânsito de ÔNIBUS E CAMINHÕES nos grandes centros urbanos e a própria POLUIÇÃO provocada pelo nefasto e cancerígeno ÓLEO DIESEL.

O custo de obras para a implantação do tradicional "Maria Fumaça", Trem de Carga e os bondes movidos a eletricidade seria infinitamente menor do que os MEGA PROJETOS de soluções paliativas para contornar o problemático caos que o trânsito de caminhões e ônibus vem causando às grandes metrópoles e cidades de porte significativo em termos demográficos.

Claro, resta aí, ainda, uma solução ao aumento do número de automóveis, vans e motocicletas. Mas com certeza, com a implantação ou reimplantação do "Maria Fumaça", Trem de Cargas e Bondes já teríamos andado mais de meio caminho em busca de uma solução mais lógica, mais inteligente e mais racional do que as que vem sendo discutidas em infrutuosas e demagógicas reuniões, onde o que mais vale é a politicagem e obras faraônicas com com o que pode ser - e é - considerado vantajoso para os empresários do setor de transportes.
As melhores soluções, geralmente, saem de quem pensa e projeta iniciativas de forma simples e baratas. No mais, são proposições que não levam ao INTERESSE COMUM, mas a relevância de estratagemas escusos.

Trem de Ferro específico para o transporte de cargas, o que tornaria o serviço mais barato e com menor carga tributária aos grandes e pequenos produtores, barateando, assim, os próprios manufaturados e produtos agroindustriais.
Trem de Ferro ou "Maria Fumaça", específico para o transporte interurbano de passageiros.
Bondes movidos a energia elétrica como existiram nos anos 50 e 60.

Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br