terça-feira, 18 de dezembro de 2012

JOGO DA MORALIZAÇÃO: Uma alternativa à corrupção ...


Em geral a cada final de ano, no mês de dezembro, os jogadores dos 20 ou 30 principais times do Brasil entram em férias. E alguns com mais liderança acabam montando um time e convidados colegas para jogos do tipo "JOGO DA AMIZADE", cuja renda acaba revertendo em favor de alguma entidade carente.

O Brasil está passando por um dos seus períodos mais nebulosos, onde a corrupção graça ao bel prazer, enquanto pelas coxias são arquitetadas as soluções mais esdrúxulas e que afrontam a própria Constituição Federal, sem entrar no mérito das leis complementares.

Aproveitando a boa vontade dos jogadores, muitos craques admirados e tido como ídolos do futebol brasileiro e até mundial bem que poderiam dar a sua colaboração e em lugar de promover um jogo beneficente para uma determinada entidade, cuja renda muitas vezes é até insuficiente para atender as necessidades elementares da entidade escolhida, seria de bom alvitre que, com espírito cívico e como ídolos líderes, promovessem uma partida de futebol num estádio como o Beira-Rio ou Arena do Grêmio, no RS, ou no Pacaembu em SP ou, ainda, na Maracanã, no Rio e até mesmo em outros estados "JOGO PELA MORALIZAÇÃO DA POLÍTICA". Com certeza, pelo nome e representatividade que esses jogadores desfrutam, além de serem ídolos líderes seguidos por milhões de brasileiros, se teria uma repercussão além das expectativas. E mais ainda se cada time usasse uma camisa, digamos, AMARELA com a inscrição "baixo a corrupção" e o outro uma camisa VERDE com os mesmos dizeres.

Se teria, e tenho a melhor convicção disso, uma ressonância em termos nacionais e até internacionais, pois até hoje nada parecido foi realizado no mundo. E tudo dentro de um clima de paz, de festa, de confraternização, porém de CONSCIENTIZAÇÃO à classe políticas de todos os níveis e âmbitos e aos governantes dos três escalões: Federal, Estaduais e Municipais, visando, também, alertar o próprio Poder Judiciário do quão necessário e fundamental é se MORALIZAR A POLÍTICA, e cumprir o que determina a Lei Maior - A Constituição Federal de 1988 - quanto a temas da maior expressão, como: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO, etc.

Se tal fosse promovido num estado com certeza a "mania" se espalharia pelos demais estados brasileiro e, assim, teríamos uma sequencial e modelar forma de pressionar o políticos, os governantes, o Poder Judiciário, além de conscientizar o povo brasileiro quanto aos seus direitos, já que os deveres são cobrados regiamente pelos governos.

Fica, aqui, portanto, plantada a sementinha para uma mudança de comportamento e uma forma de exercer com intensidade e plenitude a cidadania em favor de todos os brasileiros do Iapoque ao Chuí.

*** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br
.

Nenhum comentário: