segunda-feira, 18 de janeiro de 2010




A atriz Leila Lopes. A Gazeta de La Stampa presta sua homenagem a essa jovem mulher, que aos 46 anos de idade optou por uma decisão finita, pois não suportou o esquecimento, a desimportância e o descaso de todos os canais de televisão e seus diretores, depois de ter trabalhado em novelas da Manchete, Record e Globo, onde se destacou nacionalmente como a professorinha , no folhetim "Renascer", em 1993.

Leila Gomes Lopes - esse seu nome completo -, nasceu em São Leopoldo no dia 19 de novembro de 1963 e morou por longo tempo em Esteio, onde atuou como professora primária. Foi lá que o cronista social e jornalista Xico Júnior a descobriu e a lançou como modelo e manequim, tendo trabalhado por bom tempo, sob a orientação do cronista e jornalista, nos desfiles de moda promovidos pela Petruska Modas, da então proprietária Márcia Kovalew, que se situava no Conjunto Comercial Canoas.

Assim foi que a escorpiana Leila Lopes iniciou sua carreira até chegar à fama, tornando-se uma celebridade nacional. A reportagem da Gazeta de La Stampa, fugindo do lugar-comum, publicou somente fotos, de autoria de Nilson Romeu Konrad, do tempo em que Leila Lopes era apenas modelo e manequim, exceção às fotos da capa do jornal de autoria do próprio Xico Júnior, tiradas no Sulina Grill, localizado no Canoas Shopping Center, quando Leila participava da novela "O Reio do Gado".
Asim, esquecida, ignorada, rejeitada, Leila teve como opção para sobreviver, tornar atriz pornô, tendo participado de dois filmes dessa categoria: "Pecados e Tentações" (2008) e "Pecado Sem Perdão" (2009).

AO EMPRESÁRIO E AMIGO SIMON SIENKO

Na mesma edição, uma reportagem de página inteira resgatando a história do ucraniano, que imigrou para o Brasil, após a II Guerra Mundial, tendo partido da Áustria juntamente com a esposa Alexandra e a filha Alina. O virginiano Simon Sienko nasceu no Cáucaso, cidade de Stavropol, Ucrânia, no dia 17 de setembro de 1921 e faleceu em Canoas-RS, no dia 15 de dezembro de 1981.
Para quem conheceu Simon Sienko, como o autor desse blog ainda no início dos anos 70, quando me visitava na minha pequena loja Stylus, localizada na confuência das ruas Coronel Vicente com Guilherme Schel, no centro de Canoas, quase que diariamente, aprendeu a conhecer o homem empreendedor, determinado, detalhista, honesto e amigo, pois era raríssimo não vê-lo alegre, otimista e bem humorado. Um exemplo que merece ser destacado.
Depois de alguns anos, o empresário criador da empresa SOGAL - Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda, que existe ainda hoje, cumprindo a tarefa de transportar diariamente os milhares de canoenses, e na qual suas duas filhas, Alina e Vera, trabalham como diretoras, foi homenageado pela Câmara Municiopal de Vereadores de Canoas.

I INCONTRO DELLA FAMIGLIA PAGOT

Nas duas páginas centrais da Gazeta de La Stampa a cobertura do "I Incontro Della Famiglia Pagot", realizado no dia 11 de outubro de 2009, na cidade de Bento Gonçalves, quando estiveram reunidos cera de 300 parentes. E para marcar os 88 Anos da chegada no Brasil, em 21 de agosto de 1921, e 80 Anos de Rio Grande do Sul, com a chegada na localidade de Torin, em setembro de 1929, o jornalista Xico Júnior, que também é membro da Famiglia Pagot, lançou o livro "PAGOT - La Storia Della Famiglia", com 256 páginas, fac similes de documentos originários da Itália e mais de 300 fotos ilustrativas e históricas, como a de 1930, estampada na Gazeta de La Stampa, bem como o Brasão da Famiglia.
Além dos quatro irmãos (2ª geração dos Pagot): Umbelina, Lungino Francisco, Aparecida( que não pode estar presente por questões de ordem particular) e João, o evento foi pretigiado pelo primo, que já petence à 4ª geração, Luiz Antonio Pagot, presidente do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, que foi o maior apoiador e integrou a primeira Comissão Organizadora juntamente com Marisa Pagot Correa, Alexandre Pagot e Francisco Antonio Pagot.

* Para ampliar as fotos postadas basta clicar sobre as mesmas.

Nenhum comentário: