domingo, 4 de maio de 2008

PIRIRIS & PORORÓS: A volta

*** Tomo conhecimento que a Justiça Eleitoral cassou o mandado do médico e vereador Laércio Fernandes, por ter trocado o PSDB pelo PTB. O motivo da troca teria sido a inconformidade com certos esquemas que vinha, e continuando sendo, praticados no contexto da Administração Pública Municipal. Portanto, mais do que justo, posto que tanto o prefeito Marcos Ronchetti como os secretários Francisco Fraga (do Governo) e Marcos Zandonai (da Educação) respondem processo por superfaturamento e licitação ilícita no programa da Merenda Escolar. Além desse, o prefeito Marcos Ronchetti está sendo processado por licitação ilícita e superfaturamento na compra de computadores, enquanto que o secretário Francisco Fraga é processado por ter recebido um cheque no valor de R$ 100 mil da SP Alimentos. Processo que corre em "segredo de justiça", lamentavelmente. E mais: o secretário de Governo de Canoas, Francisco Fraga é um dos indiciados pela PF - Polícia Federal na Operação Rodin, que gerou a criação da CPI do Detran na Assembléia Legislativa. Como se pode constatar, Francisco Fraga é o recordista em processos por fraudes, superfaturamento, improbidade administrativa, concussão, peculato, formação de quadrilha, etc.

*** Leio artigo de Odil Gomes, em O Timoneiro, abordando a questão dos garis. Pois, cá com meus estupefatos botões, entendo que Odil tem a mais absoluta razão. Por outro, seria importante e oportuno que a Prefeitura de Canoas, em lugar de contratar centenas e centenas de "cabos eleitorais" apadrinhados na qualificação de CCs (Cargos em Comissão), primeiramente cumprisse a admissão dos jovens cidadãos que prestaram concurso em 2007 e até o momento ñinguém foi chamado a assumir a função, além de já estar preparando novo concurso. Em segundo lugar, que tratasse de oportunizar empregos, como garis, a muitos canoenses que realmente necessitam de emprego para o seu sustento e o da suas famílias, ao invés de cobntratar duas ou três empresas para o serviço de limpeza pública, sendo que cada uma com tarefas específicas: uma recolhe o lixo ensacado nas residências, outra faz-de-conta que processa a limpeza das ruas e uma terceira a da coleta de resíduos, garrafas e vasilhames, galhadas, móveis velhos, etc. espalhados por inúmeras ruas da cidade.

*** Outro bom motivo para a Prefeitura de Canoas parar de jogar dinheiro público pela janela, ou em lugares suspeitos, seria mais do que justo, posto que é obrigação legal e constitucional, investir na melhoria da assistência médico-hospitalar, equipamentos e medicamentos, e efetivar regularmente os estoques de remédios na Farmácia Popular.

*** Quem está na expectativa da decisão da Justiça Eleitoral quanto a possível cassação do seu mandato é o vereador Nedy de Vargas Marques, que trocou o PTB pelo PMDB dentro do prazo previsto em lei, para poder candidatar-se ao cargo de prefeito.

*** Por fim o MP - Ministério Público começa a investigar os excessivos gastos com dinheiro público "investidos" na gama da festança que, em Canoas, há cinco anos se tornou praxe. São somas vultuosas para a realização do Carnaval (Canoas tem apenas qutro escolas-de-samba), para a Semana Farroupilha e para a Festa do Trabalhador, que este ano passou a ter cinco dias (30/04 a 02/05) de festa-show.

*** Dentro desse mesmo enfoque é prciso que o MP - Ministério Público averigue as razões do financiamento com dinheiro público à participação de apenas quatro ou cinco empresas privadas em exposições em Hannover (Alemanha), Espanha, Hong-Kong, etc. Além de tanto o prefeito Ronchetti, o vice-prefeito Maciel, secretário Francisco Fraga e vereadores, como Nedy de Vargas Marques e Bamberg, entre outros, acompanharem a comitiva de empresários recebendo polpudas diárias (até 2006 era de R$ 1.200,00). E tudo com o apoio e a participação direta do Simecan - Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas.
Essa iniciativa, se bem investigada, poderá fazer emergir mais um vergonhoso escândalo financeiro patrocinado pelo governo do prefeito Marcos Ronchetti.

*** Vem aí as eleições municipais. A princípio três fortes nomes, já anunciados, pleiteiam a cadeira de prefeito. Porém, os últimos acontecimentos (reunião na casa do atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito pelo PTB, Jurandir Maciel e outra na casa de Aldérico Zanettin, presidente do PMDB, com a cúpula do PTB e PDT), mostram que nem tudo está tão claro ou tão definido como vinha sendo publicado pela imprensa citadina. Vai haver uma grande e surpreendente reviravolta. Quem viver, verá!

Nenhum comentário: