sexta-feira, 21 de março de 2008

Jornalista Paulo Henrique Amorim "foi expulso do portal do IG"



Censura na Internet





A blogosfera brasileira ficou estarrecida hoje com a notícia de que o blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, foi expulso do portal IG. Não concordo com tudo o que Paulo Henrique escreve, mas nós do Acerto de Contas sabemos muito bem o que é ser expulso de um grande portal pelo simples fato de escrever com liberdade.

O problema é que os donos da mídia ainda não descobriram que é inútil brigar contra a blogosfera. Viemos para ficar. Criando uma rede de informação democrática em que todos podem ser emissores, acrescentando conteúdo, contestando, interferindo. E não apenas passivos receptores, como a grande mídia tanto está acostumada.

Liga não, Paulo Henrique. Sabe o que aconteceu com o Acerto de Contas? Só fizemos crescer desde que nos tornamos independentes. Nossa audiência ficou mais qualificada. Enfim, nos tornamos melhores.

Eis abaixo a explicação do jornalista sobre o ocorrido. O IG ainda não se pronunciou.

ESCLARECIMENTO

O Conversa Afiada ficou fora do ar por 08 horas e 58 minutos.

Breve, escreverei um Máximas e Mínimas para tentar explicar o que aconteceu.

O iG se limitou a enviar uma notificação assinada por Caio Túlio Costa, para avisar que o contrato se rescindia de acordo com clausula que previa um aviso prévio.

Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística.
Só o Daniel Dantas me “tirou do ar” duas vezes: na TV Cultura e no Uol.
E ele sabe que não vai me tirar, nunca …

Com isso, se encerrou a vida deste blog num portal da internet.
Nenhum blog de relevância política nos Estados Unidos, por exemplo, está pendurado num portal.

Clique aqui para ver: http://www.huffingtonpost.com/ ou http://www.talkingpointsmemo.com/, para ficar em dois dos melhores exemplos.

Essa é a virtude a internet: último reduto do jornalismo independente.

Assim, se você acha que o Farol de Alexandria e o presidente eleito são dois impostores; se você gosta do Festival do Tartufo Nativo; se acha que o PIG, além de ilegível, não tem salvação; que os portais da internet brasileira são uma versão - para pior - do PIG; que a Veja é a última flor do Fascio; que o Ministro (?) Marco Aurélio de Mello deveria ser impeached; que Daniel Dantas deveria estar na cadeia;que Carlos Jereissati e Sergio Andrade vão ficar com a “BrOi” sem botar um tusta; que a “BrOi” significa que o Governo Lula vai tirar Dantas da cadeia; que chega de São Paulo, porque está na hora de um presidente não-paulista etc etc etc … se você acha tudo isso, continue a visitar o Conversa Afiada neste novo e renovado espaço.

Em tempo: o Conversa Afiada anuncia publicamente que não é candidato a nada no iBest. Nunca levou isso a sério. Não vai ser agora que vai levar.

Muitas novas atrações virão.

Até já !

Paulo Henrique Amorim

************************************************************

(Extraído "ipsis letteris" do Blog Acerto de Contas

*******************************************

Em Editorial o IG dá a sua versão à saída (?) do jornalista Paulo Henrique Amorim do portal IG, onde assinava o Blog "Conversa Afiada", sob o título "Sobre a saída de Paulo Henrique Amorim do IG".

Depois de um lero-lero tradicional, bem ao estilo dos corruptos quando entrevistados ou ouvidos em audiências, o Editorial, assinado por Caio Túlio Costa, diretor presidente do IG, deixa bastante claro os motivos que levaram a direção do IG a demitir, ou "expulsar", como citou o Blog Acertos de Contas, o jornalista PHA, quando diz: "O IG segue firme na determinação de ser um portal que aposta na pluraridade de opiniões, no respeito à liberdade de expressão e no protagopnismo dos internautas".

Ora, para quem acompanhava com certa assiduidade o Blog "Conversa Afiada", do jornalista Paulo Henrique Amorim, sabe e inteligentemente conclui que, no mínimo, houve pressões dos pontos onde mais Amorim batia: Rede Globo, revistas Épocas e Veja, Folha, além dos intocáveis FHC - Fernando Henrique Cardoso, José Serra, o "orelhudo" Dantas e, por fim, depois do sucesso que começou a ter o concurso "Tartufo Nativo", onde essas empresas e figuras despontavam disparados na indicação dos internautas protagonistas.

O IG, no seu Editorial, fala em "liberdade de expressão". Pois bem, onde está a coerência dessa afirmação se "expulsaram" um jornalista de reconhecida capacidade profissional e opinativa? O IG, e nem precisa de uma análise mais aprofundada, deveria, a partir de agora, pontuar o concurso "Tartufo Nativo", sem dúvida.

Nenhum comentário: